O que é um Objeto de Aprendizagem?

O Objeto de Aprendizagem, também conhecido como OA, é todo recurso digital que pode ser reutilizado durante a aprendizagem para apoiá-la (Wiley, 2000). Porém, por tratarmos especificamente neste estudo de OA que utilizam animação e simulação, é importante explicitarmos a definição utilizada pela RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação, um programa da Secretaria de Educação a Distância – SEED, do Ministério da Educação, que se baseia nas definições dos principais pesquisadores dessa temática (WILEY, 2000; POLSANI, 2003; MACHADO; SÁ FILHO, 2003; MUZIO; et al., 2001).

Um OA é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação (RIVED, 2004).

A RIVED tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas.

O OA que produzimos é composto de atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações, que podem possibilitar ao aluno testar diferentes caminhos, acompanhar a evolução temporal das relações, verificar a causa e o efeito, criar e comprovar hipóteses, relacionar conceitos, despertar a curiosidade e resolver problemas.

O OA oferece oportunidades de exploração, navegação, descobertas, estimulando a autonomia nas ações e nas escolhas do aluno.

Clique nas opções ao lado para utilizar um Objeto de Aprendizagem.

Ir para a página principal


Objetos de Aprendizagem